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​10 Dicas para aumentar as suas vendas online

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13 Apr 2018

Aumentar as vendas on-line é o principal objetivo de inúmeras empresas, grandes e pequenas. Não importa se você administra um negócio de varejo familiar ou trabalha para uma grande empresa de comércio eletrônico como a Amazon, aumentar as vendas por meio de canais on-line é um pouco como fazer uma greve - parece muito mais fácil do que realmente é.

Felizmente, existem dezenas de maneiras de fazer mais vendas on-line, Algumas dessas dicas se concentram em estratégias específicas que você pode implementar, enquanto outras são mais generalizadas. Neste post, analisaremos essas estratégias, portanto, se você vende mercadorias físicas ou administra uma empresa baseada em serviços, há 10 técnicas acionáveis que podem ser usadas para aumentar o desempenho de suas vendas on-line.

1. Seja honesto em sua cópia de vendas

Isto pode parecer dolorosamente óbvio, mas é incrível para mim quantos sites escrevem cheques que seus produtos não podem descontar. Não só a honestidade em sua cópia é crucial para a reputação de sua empresa, mas também estimula e encoraja a confiança em sua marca. Não faça alegações que você não possa fundamentar e não use hipérboles de forma leve - os consumidores de hoje são hipersensíveis ao marketing BS , portanto, seja honesto, direto e acessível em toda a sua cópia de vendas, da sua página inicial para suas campanhas de e-mail.

Este princípio também se aplica a como você se posiciona como um negócio. Já se deparou com um site que, obviamente, é dirigido por uma ou duas pessoas, mas os recursos copiam que seriam mais adequados para uma empresa multinacional? Essa abordagem não apenas faz você parecer tolo, mas também prejudica a credibilidade da sua marca. Se você é uma pequena empresa, tenha orgulho disso e seja honesto em relação a isso - muitos consumidores estão recorrendo a empresas menores precisamente por causa do serviço personalizado e individualizado que podem oferecer. Não tente ser algo que você não é.

2. Obtenha mais cliques em anúncios com extensões de anúncio

Se você vende coisas on-line, as extensões de anúncio são óbvias - esse recurso (disponível no Google AdWords e no Bing) permite que você amplie seu anúncio com mais lugares para clicar. E não custa nada extra! E aumenta a taxa de cliques do seu anúncio! Incrível, certo?

No exemplo acima, os links para “Óculos de sol masculinos” e “Óculos de sol femininos” dão às pessoas que desejam comprar um novo par de  lugares adicionais para o Ray-Ban clicarem. Isso economiza o cliente em potencial e torna mais fácil e rápido encontrar exatamente o que ele quer (assim, ele acessa seu site em vez de um concorrente).

3. Demonstrar depoimentos de clientes e sinais de confiança

No ambiente de mídia social de hoje, o feedback do cliente nunca foi tão importante. Felizmente, isso significa que seus clientes satisfeitos podem fornecer uma das armas mais valiosas do seu arsenal - depoimentos.

 

Legiões de clientes satisfeitos são consideravelmente mais influentes do que a cópia de vendas mais bem escrita, portanto, certifique-se de incluir depoimentos e resenhas de seus evangelistas de marcas famintas sobre como você é maravilhoso. Eles podem aparecer nas páginas de produtos, nas páginas de destino, na página de preços e até na sua página inicial. Para mais informações, confira meu post sobre o poder dos depoimentos de clientes.

Da mesma forma, a inclusão de sinais de confiança pode ser uma excelente maneira de aumentar as vendas on-line, pois cria uma percepção mais favorável de sua marca na mente do cliente em potencial e pode, potencialmente, superar as hesitações preventivamente. Se a sua empresa tiver algum credenciamento profissional (mesmo algo tão rotineiro quanto uma certificação da Better Business Bureau ou associação à sua câmara de comércio local), coloque esses sinais de confiança no centro de seu site. Se você tem uma lista impressionante de clientes satisfeitos, certifique-se de que seus clientes em potencial saibam disso.

4. Criar um senso de urgência

É importante ser honesto e transparente sobre quem você é e o que você faz, mas não há nenhuma regra contra criar um senso de urgência para persuadir as perspectivas a comprar de você agora.

 

Muitos consumidores respondem positivamente aos incentivos que criam um senso de urgência, desde ofertas especiais sensíveis ao tempo até produtos de edição limitada. Embora as maneiras que você pode conseguir isso sejam tão diversas quanto os produtos que você pode comprar on-line, algumas estratégias podem ser mais eficazes do que outras. Por exemplo, se você não fizer (ou não puder) criar um produto de edição limitada para atrair clientes em potencial, talvez você possa oferecer um incentivo financeiro a clientes que se comprometem imediatamente com uma compra, como frete grátis ou desconto.

No Google AdWords, você pode usar os personalizadores de anúncios para exibir uma contagem regressiva em uma oferta sazonal ou venda por tempo limitado.

Seja qual for a sua escolha, criar um senso de urgência é uma ótima maneira de aumentar as vendas on-line.

5. Oferecer uma garantia de devolução do dinheiro à prova de balas

Muitas vezes, um dos fatores mais poderosos na decisão de um consumidor de não comprar algo é a aversão ao risco - o desejo de evitar uma perda potencial. Na maioria das vezes, esse risco percebido é financeiro. Por que alguém deveria comprar seus produtos? E se eles não funcionarem ou o cliente não gostar deles? Mesmo pequenas compras podem acarretar o risco de “remorso do comprador”, portanto, supere essa objeção desde o início, oferecendo uma garantia de devolução do dinheiro à prova de balas.

Quanto mais risco você remover da decisão do cliente em potencial, maior a probabilidade de ele comprar de você, portanto, tire qualquer coisa que possa dissuadir as perspectivas de comprar de você.

6. Oferecer menos opções

Para muitas empresas, esse conceito é simplesmente impensável. Seguramente, oferecer mais produtos é uma ótima maneira de aumentar as vendas! Bem, não necessariamente. De fato, em muitos casos, uma variedade maior de opções pode levar a uma indecisão por parte do cliente em potencial, o que, por sua vez, resulta em vendas perdidas.

Se você tem uma ampla gama de produtos, considere estruturar seu site ou páginas de produtos de uma forma que ofereça aos visitantes o menor número de opções possível. Isso reduz a possibilidade de o visitante ser sobrecarregado por dezenas de produtos diferentes. Isso pode ser feito organizando seus produtos em categorias cada vez mais restritas (um bônus adicional que oferece aos visitantes maior facilidade para encontrar exatamente o que eles estão procurando), ou você pode colocar maior ênfase em menos produtos individuais. De qualquer maneira, lembre-se de que, quanto mais escolhas você fornecer, maior a probabilidade de um cliente saltar e ir para outro lugar.

7. Segmentar público-alvo idêntico no Facebook

Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas on-line é usar os dados que você tem sobre seus clientes existentes para encontrar pessoas como eles. O Facebook permite que você faça isso por meio do direcionamento de públicos-alvo semelhantes.

 

Audiências parecidas no Facebook são essencialmente usuários do Facebook que compartilham características e comportamentos com os clientes em seu banco de dados. Você faz upload de seus dados para o Facebook, que então faz referência cruzada a seus próprios dados (e informações de intermediários de dados de terceiros) para criar correspondências com base nos critérios especificados. Você também pode usar pixels de rastreamento e dados de instalações de aplicativos para ajudar a criar públicos-alvo semelhantes. Essa é uma excelente maneira de fazer com que os dados de seus clientes existentes funcionem para você, pois permite expandir seu alcance com o mínimo de esforço e usar anúncios altamente segmentados para atrair usuários do

8. Reduza o atrito no processo de check-out

De acordo com a Business Insider, cerca de US $ 4 trilhões em mercadorias on-line foram abandonados em carrinhos de compras incompletos somente no ano passado, dos quais 63% eram potencialmente recuperáveis. Esta é uma estatística realmente de cair o queixo, e uma que revela como é crucial pregar seu processo de checkout.

 

Semelhante ao ponto acima sobre a experiência do usuário, reduzir o atrito no processo de checkout pode ter um impacto incrível nas suas taxas de conversão. Assim como você deve facilitar ao máximo que os visitantes usem e naveguem em seu site, você deve facilitar ainda mais a compra do que está sendo vendido.

Elimine quaisquer etapas desnecessárias em seu processo de checkout que possam dissuadir uma perspectiva de converter. Ignore os campos desnecessários nos formulários. Não os separe e faça com que eles recomeçam desde o começo. Aqui estão mais algumas dicas sobre como combater o abandono do carrinho de compras.

9. Forneça tantas opções de pagamento quanto possível

Ok, sua empresa aceita cartões de crédito. E os pagamentos do Google Wallet? Ou ApplePay? E quanto ao Stripe? Nós pagamos?

Os consumidores têm mais opções do que nunca em termos de como eles realmente pagam por bens e serviços, e nem todo mundo prefere usar o American Express. Ao oferecer mais opções de pagamento, incluindo serviços mais recentes que estão se tornando cada vez mais populares em dispositivos móveis, você fica mais fácil para os clientes em potencial lucrarem com isso. Claro, pode ser um incômodo aperfeiçoar seu site (e o processo de checkout, como discutimos acima) para incluir todas essas opções, mas isso é uma ótima maneira de aumentar as vendas on-line, principalmente se o seu site tiver um forte tráfego de dispositivos móveis.

10. Invista em imagens de produtos de qualidade

Há provas contundentes de que os alimentos bem apresentados realmente têm um gosto melhor do que os pratos chapeados de forma desleixada. Dada a importância da aparência em relação à forma como percebemos as coisas (incluindo outras pessoas), é lógico que investir na fotografia de produtos de qualidade terá um efeito semelhante sobre os visitantes do seu site.

Independentemente do que você vende, inclua imagens de alta qualidade de seus produtos - sem miniaturas minúsculas ou fotos mal iluminadas tiradas em sua sala de estoque. Não se esqueça de incluir uma grande variedade de imagens. Pode parecer um exagero incluir fotos de seus produtos de todos os ângulos imagináveis, mas experimente. As pessoas adoram chutar os proverbiais pneus de um produto antes de comprar, especialmente online.

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