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10 maneiras baratas e interessantes de atrair mais clientes para sua pequena empresa

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14 Nov 2017

Marketing e publicidade é um enorme problema para muitas pequenas empresas ...

Para muitas pequenas empresas, o custo é uma barreira importante quando se trata de marketing e publicidade.

Muitos dos métodos populares que conhecemos (como rádio, TV, revistas e jornais) geralmente são muito caros para pequenas empresas.

Em um mundo onde um slot de anúncio de 30 segundos no rádio e na televisão pode custar centenas de dólares, é difícil para as pequenas empresas lidarem. É por isso que grandes empresas com orçamentos de publicidade e marketing que se deparam com milhares e milhões de dólares dominam os outdoors, jornais, revistas, rádio e televisão.

Como a maioria das pequenas empresas não consegue encontrar os clientes que precisam permanecer nos negócios, muitas pequenas empresas morrem de fome e morrem porque não podem vender produtos e serviços suficientes.

Apesar dessas dificuldades, como é que ainda existem algumas empresas que começam muito pequenas, mas que são capazes de atrair clientes suficientes para permanecer no mercado?

Minha pesquisa mostrou que essas empresas e empresários inteligentes usam vários métodos que já foram adquiridos, que muitos de nós aprenderam a ignorar. Alguns deles são incrivelmente simples e não lhe custarão nada. Alguns dos outros vão te custar um pouco, mas não o suficiente para aguentar um buraco no seu bolso.

Graças à internet, existem agora mais opções de publicidade gratuitas, baratas e interessantes para pequenas empresas.

Embora alguns dos métodos que eu compartilhei com você em breve possam funcionar muito bem quando usados sozinhos, recomendamos que combine métodos diferentes para obter os melhores resultados. Aqui estão as dez principais maneiras de encontrar novos e mais clientes para sua pequena empresa.

# 1 - O boca-a-boca sempre funciona!

Esta é definitivamente a forma mais antiga de marketing e publicidade usada pelas empresas desde que o mundo começou. Embora possa trazer resultados mais lentos do que o rádio ou a televisão, ele ainda funciona muito bem.

Como as pessoas estão ficando cada vez mais suspeitas de publicidade paga, eu ainda acho que o boca-a-boca continua sendo um dos métodos mais confiáveis no mundo de hoje.

Quando um cliente está feliz e satisfeito com um produto ou serviço, há uma tendência humana natural que provavelmente compartilhará essa experiência com pessoas em seu círculo de confiança e influência - familiares, amigos, colegas, vizinhos e às vezes estranhos.

Um cliente satisfeito é uma das ferramentas de marketing e publicidade mais eficazes que uma pequena empresa pode ter.

Clientes satisfeitos tornam-se soldados de infantaria, evangelistas e defensores do seu negócio. É incrivel a quantidade de seus clientes satisfeitos vai fazer grandes esforços para promover, convencer, proteger e defender seus negócios fora.

O Word-of-mouth é tão eficaz e poderoso que muitos negócios de sucesso dependem exclusivamente desse método para anunciar e comercializar seus produtos e serviços. Marketing de rede empresas de são um bom exemplo.

Então, como sua pequena empresa pode exatamente crescer um exército de clientes apaixonados que usará publicidade de boca em boca para sua vantagem?

Bem, eu tenho algumas idéias.

  • O primeiro e mais importante passo é vender um produto ou serviço que realmente funciona e oferece grande valor a quem os use . Se um produto ou serviço cumprir sua promessa e faz mais do que o que diz, é um vencedor!

A maioria das pessoas compra produtos ou serviços para resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Nada vai fazer um cliente mais feliz e mais satisfeito do que obter um produto que faz um problema muito desafiante desaparecer. Eles gritarão seu nome das copas das montanhas!

  • Excelente experiência do cliente . Na maioria das vezes, na verdade, não importa o tamanho ou o embate profundo de sua concorrência. Você pode desenvolver um negócio bem sucedido em um ótimo serviço ao cliente.

As pessoas gostam de comprar produtos e serviços de empresas que os tratam com respeito. As pessoas adoram ser atentas e tratadas bem e sempre retornarão para aproveitar essa bela experiência de novo.

Não se esqueça, os clientes gastam seu dinheiro suado em seus produtos. Você não acha que eles merecem um grande "Obrigado" com um amplo sorriso no seu rosto? As pessoas dificilmente esquecem uma ótima experiência do cliente e felizmente contarão a outras pessoas sobre isso.

  • Dê a seus clientes um motivo para anunciar e comercializar seu negócio . Às vezes, o anúncio de boca em boca não vem automaticamente; você deve encorajar, motivar ou incentivar seus clientes a fazê-lo por você.

Comece um programa de referência ou recompensa para seus clientes existentes. Quanto mais pessoas se referem a você, mais produtos, serviços e descontos serão aproveitados. A recompensa deve ser grande o suficiente para desencadear seu interesse e fazê-los agir. É um método win-win que sempre funciona.

Uma vez, eu ajudei um amigo meu a criar um programa de fidelidade e encaminhamento para seus negócios de barbeiro e salão de beleza .

A maneira como isso funciona é simples. Todos os clientes existentes foram registrados e receberam um código exclusivo. Sempre que gastam dinheiro na loja, aumenta o montante total que gastaram até à data. Se esse total atinge um certo nível, eles recebem determinados descontos para todos os serviços que pagam.

Havia quatro níveis (Bronze, Prata, Ouro e Platina) com recompensas crescentes. Os resultados foram incríveis! Quase todos os clientes referiam a família, os amigos, os vizinhos e os estranhos totais para o salão para gastar dinheiro sob o código, aumentando assim os totais e tornando-os mais rápidos para os níveis de ouro e platina.

# 2 - 'Free' funciona como magia!

Todo mundo adora coisas grátis.

Retirar alguns de seus produtos e serviços de graça faz três coisas muito positivas e interessantes para sua pequena empresa:

Primeiro, permite que as pessoas lá fora saibam que você existe.

Em segundo lugar, dá-lhe uma chance de provar o valor do seu produto ou serviço e mostrar que ele realmente funciona.

Em terceiro lugar, fornece aos seus futuros clientes uma maneira livre de riscos para experimentar seus produtos ou serviços sem gastar dinheiro. E se os clientes acharem valor em seus produtos ou serviços, estarão dispostos a pagar dinheiro por isso.

Digamos que George quer começar uma barbearia em seu bairro e ele está procurando uma maneira simples, barata e eficaz de divulgar e lançar sua nova pequena empresa.

Ele decide colocar um sinal na frente de sua barbearia que lê: 'Free Haircuts. Primeiramente 20 pessoas somente ' . Isso se lê como um sinal que definitivamente atrairá muita atenção, certo?

Esse é o poder de livre!

Qualquer um que entre em sua loja para um corte de cabelo gratuito e adora o serviço irá retornar a próxima vez para pagar e provavelmente irá dizer a seus amigos, colegas e vizinhos sobre a "nova" barbeira nova na estrada.

A maioria das pessoas tem uma fraqueza para a palavra "livre". Em suas mentes, é outra oportunidade para desfrutar ou usar algo sem gastar dinheiro.

Os clientes adoram "livre" porque não têm nada a perder; Eles simplesmente sentem-se, relaxam e apreciam o serviço ou produto sem qualquer risco. Ao atraí-los para o seu negócio, você dá a eles uma chance de ver e experimentar algo que teria sido totalmente escondido deles se você não abriu sua porta.

No entanto, você deve certificar-se de que o material gratuito não durará para sempre. Desde o início, determine o número de pessoas que apreciarão as coisas gratuitas ou quantos dias a promoção durará. Nem todo mundo deveria obter coisas grátis; É o elemento de escassez que o torna muito atraente.

# 3 - Oferta descontos e promoções

Assim como coisas gratuitas, descontos e promoções funcionam bem também. Eles são outra maneira criativa e de baixo custo para atrair mais clientes para o seu negócio.

As pessoas muitas vezes vêem descontos e negócios como uma grande oportunidade para economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço por muito menos.

Na verdade, os descontos e promoções geralmente influenciam os clientes a comprar mais produtos ou serviços do que inicialmente planejavam. Eles adoram "aproveitar a oportunidade" porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã.

Oferecer promoções e descontos também são uma maneira poderosa de divulgar sua marca. Atualmente, existem alguns sites de negócios na África que anunciam ofertas fantásticas para clientes com fome diariamente.

Pegue o Deal day da Nigéria  por exemplo. Todos os dias, anuncia promoções de várias pequenas empresas em várias cidades da Nigéria. Por uma pequena taxa, as pequenas empresas podem chegar a milhares de clientes potenciais através dos bons descontos e promoções que eles oferecem e sites como o DealDey oferecem uma ótima plataforma para fazer isso.

# 4 - Iniciar um Concurso

Todo mundo adora ganhar. Não é apenas sobre o prêmio que você ganha, é a emoção de ter sorte ou vencer outras pessoas.

Chame isso de "ego" ou o que você quiser, mas sempre funciona.

Digamos que você está no negócio do casamento e vende vestidos de casamento, acessórios de noiva e outras coisas para jovens que estão planejando um casamento.

Vamos também dizer que você começa um concurso interessante e os prêmios incluem um vestido de noiva de designer ou uma viagem de lua de mel totalmente patrocinada para um resort local. Para entrar para este concurso, todos os casais terão que fazer é enviar um poema romântico sobre como eles se conheceram .

Você pode imaginar o tipo de zumbido que isso pode criar para sua pequena empresa?

Para divulgar o concurso, você pode usar o boca a boca e as mídias sociais como o Facebook (falamos sobre isso um pouco mais tarde). Os casais potenciais começarão a falar sobre o concurso e criarão atenção e zumbido para você.

Embora muitos deles não ganhem o grande prêmio, eles ainda estarão interessados em saber mais sobre seus produtos e serviços.

Contudo, uma palavra de cautela. Certifique-se de que você pode pagar confortavelmente o (s) prêmio (s) que você pretende distribuir. Elabore um orçamento razoável e fique com ele. Não faz sentido se o dinheiro que você faz ao vender seus produtos durante o concurso não pode cobrir o custo de executá-lo.

# 5 - Você tem um site ainda?


Sim, você está certo. As pequenas empresas também precisam de sites, mesmo que tenha apenas uma única página.

Como resultado da enorme influência da internet, nosso mundo está agora mais conectado do que nunca. A maioria das pessoas simplesmente usa a internet hoje em dia quando quer encontrar um produto ou serviço.

Com a propagação de telefones celulares em muitas partes da África, é mais fácil e mais eficaz procurar informações do Google em vez de pedir ao ser humano mais próximo.

Digamos que você faça uma pequena lavanderia e limpeza a seco em Tema (uma pequena cidade em Gana). O seu negócio surgirá entre os resultados da pesquisa quando um cliente desesperado procura o Google por ' Empresas de lavanderia em Tema "?

Possuir seu próprio site não é mais um luxo que só as grandes empresas aproveitam. A internet tornou possível que todos possam aproveitar a oportunidade de serem encontrados.

Mais importante ainda, você deve incluir suas informações de contato (endereço físico, telefone e e-mail). Um site é como seu próprio anúncio de outdoor ou outdoor. Obtenha sua pequena empresa representada na internet. Muitas vezes, não custa nada e irá beneficiar você muito.

# 6 - Seja listado em diretórios locais populares

Nos velhos tempos, muito antes de termos telefones celulares, havia esses livros muito grandes conhecidos como "Páginas Amarelas".

Todas as pessoas e negócios geralmente tinham seus números de telefone (e às vezes endereços) listados nas Páginas Amarelas.

Como havia menos telefones naquela época (conhecidos como linhas fixas), era fácil obter os nomes e os números de todos em um livro. Hoje, com mais de 800 milhões de pessoas com telefones celulares em toda a África e preocupações de privacidade pessoal, seria impossível fazer isso.

Graças à internet, as pequenas empresas podem ser listadas gratuitamente em diretórios locais.

Quando uma pequena empresa está registrada em um diretório local, as pessoas ao redor do mundo podem encontrá-lo no mapa e ver suas informações de contato. A melhor parte é que você não precisa pagar nada para se tornar registrado nesses diretórios. Alguns dos mais populares que existem são o Google Places , Yahoo Local Bing Places . Como você pode ver, todos esses diretórios são geridos pelos grandes gigantes globais da busca na internet. Venha a bordo hoje e rápido para reivindicar seu lugar!

# 7 - Você está nas mídias sociais?

A mídia social está mudando a maneira como os negócios são feitos no mundo de hoje.

Embora existam várias plataformas de redes sociais em todo o mundo, o Facebook lidera o pacote como a maior comunidade social do mundo, com mais de 1,1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo (em 30 de setembro de 2013). São mais de 15% da população total do mundo.

As redes populares de redes sociais, como o Facebook, são alguns dos melhores lugares onde seus potenciais clientes saem e faz todo o sentido que você também registre seu negócio no Facebook. (Crédito da foto: maziermedia.com)

Na África, o Facebook provou ser popular com mais de 50 milhões de usuários regulares do Facebookno continente (em dezembro de 2012) registrados no site.

As mídias sociais como o Facebook e o Twitter tornam muito fácil para as pessoas (clientes e não clientes) falar sobre o seu negócio. Eles podem compartilhar ou tweet sobre seus produtos e serviços e isso permite que você se envolva facilmente com eles.

# 8 - A publicidade online é o caminho a percorrer!

Mais pessoas agora dependem da internet para obter informações hoje em dia.

Mais pessoas estão assistindo o YouTube do que assistem televisão. Mais pessoas lêem sites de notícias e revistas online em vez das versões em papel. Mesmo as grandes empresas reconheceram essa mudança e agora estão investindo mais na publicidade on-line sobre as tradicionais.

Uma vez que mais pessoas agora passam mais tempo na internet, só faz sentido que você as siga lá.

Existem diferentes formas de publicidade on-line, mas um dos mais populares é o programa Adwords do Google .

O Google é, de longe, o maior motor de busca na internet e milhões de pessoas em todo o mundo dependem diariamente de informações. Fez mais de US $ 30 bilhões de dólares da publicidade online (em 2012) e esse número deverá crescer no futuro.

Com um pequeno orçamento diário de US $ 10 a US $ 20 por dia, as pequenas empresas podem atrair milhares de clientes em potencial para comprar produtos e serviços.

No entanto, é importante que você saiba que a publicidade online funcionará melhor para o seu negócio se você tiver um site para sua empresa. O breve vídeo abaixo descreve o melhor programa de publicidade da internet (Google Adwords).

# 9 - Imprimir e distribuir panfletos

Os folhetos continuam sendo uma maneira simples, mas muito eficaz, de publicitar e anunciar seu negócio. Eles geralmente funcionam melhor para pequenas empresas que visam clientes dentro de uma área específica (como campus universitários, propriedades residenciais, escritórios e áreas industriais).

Para experimentar este método de publicidade, você não precisa investir em panfletos muito caros. Se você tem fundos limitados, é melhor você se concentrar mais na mensagem que deseja entregar e não nas fotos, gráficos ou cores.

Na verdade, você pode projetar um simples para você usando qualquer um dos modelos gratuitos no PowerPoint no seu computador.

Você pode distribuir esses folhetos sozinho ou contratar alguma ajuda para trabalhar com você. Colocar os folhetos em carros estacionados e portas de entrada de casa normalmente funciona bem.

Você também pode encontrar algumas pessoas interessadas que desejam saber mais sobre sua empresa e fazer perguntas. Esse seria um ótimo momento para aplicar algum anúncio de boca-a-boca para a mistura.

Flyers funcionou bem para Colin Thornton , um dos empreendedores inspiradores que perfilamos aqui no Smallstarter.

Quando ele começou seu negócio de reparo de computadores da garagem de seus pais, ele imprimiu alguns panfletos e os compartilhou para as pessoas do seu bairro. Foi assim que ele atraiu seu primeiro conjunto de clientes e hoje, ele cresceu essas pequenas empresas em uma empresa bem sucedida de vários milhões de dólares. Você pode ler sua história de sucesso aqui para se inspirar!

# 10 - Participe do Trabalho Voluntário

Fazer trabalho voluntário é muitas vezes uma oportunidade negligenciada para desfrutar de publicidade gratuita.

Envolva-se no trabalho voluntário em sua comunidade, igreja ou mesquita. Patrocine um evento ou ofereça seus serviços gratuitamente.

Alguma vez você já se perguntou por que as grandes empresas inventaram a "RSE", a sigla comum para a Responsabilidade Social Corporativa? Por algum motivo, os clientes adoram apoiar as empresas que dão algo de volta à sociedade de alguma forma.

Na maioria das vezes, tudo o que é necessário pode ser o seu tempo, esforço e encorajamento. Se você planeja usar esse método de publicidade, lembre-se de certificar-se de que todas as doações, patrocínios e suporte são feitos em nome de sua empresa e não a sua.

Agora você algumas maneiras interessantes de atrair mais clientes para o seu negócio. É tempo de ação!

Nós discutimos um par de maneiras simples, baratas, interessantes e criativas para difundir a palavra sobre sua pequena empresa.

Embora alguns métodos possam não funcionar para todos os negócios, você não perderá nada tentando ver quais são os melhores para você.

Como mencionamos anteriormente, a melhor estratégia de marketing e publicidade é combinar vários desses métodos para aumentar o número de clientes que você pode atrair para o seu negócio.

Mais clientes significam mais vendas. Mais vendas significam mais lucros. E os lucros são sempre boas notícias para qualquer pequena empresa!

Você tem tido dificuldades em anunciar e comercializar seus produtos e serviços?

Você já experimentou algum dos métodos mencionados acima?

Qual foi o resultado?

Não importa o resultado, bom ou ruim, eu adoraria saber de você e compartilhar sua experiência. Você nunca sabe, pode ajudar alguém lá fora.

Se você achou este artigo útil, agradeceríamos que você compartilhá-lo com seus amigos usando os botões Facebook, Twitter e Google Plus abaixo. Você nunca sabe, você poderia inspirar alguém hoje.

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