Blog Blog Rei das Gôndolas

9 dicas para melhorar seu estoque de varejo

0 Comentáros
598
14 May 2018

1. Use as unidades de armazenamento corretas

Isso pode parecer óbvio, mas hoje há uma enorme variedade de unidades de armazenamento disponíveis, e vale a pena investigar se há uma opção mais apropriada e dedicada para qualquer um de seus produtos. Os sistemas de prateleiras modernas oferecem uma variedade de soluções especializadas que podem ajudá-lo a maximizar seu espaço de armazenamento.

Por exemplo, se você armazenar vários itens ou componentes pequenos, considere se as prateleiras  podem ajudá-lo a mantê-las organizadas, ou até mesmo uma solução mais elaborada, como esse gabinete de armazenamento rotativo de alta densidade e codificado por cores .

A indústria da moda é particularmente bem cuidada, por isso, se você ainda está confiando inteiramente no armazenamento de roupas dobradas, então há uma série de alternativas que vale a pena examinar. Acima de tudo, claro, são baias de vestuário. Roupas de suspensão podem ser identificadas pela visão e são mais fáceis de acessar, o que ajuda sua equipe a gastar o menor tempo possível no almoxarifado e mais tempo no chão de fábrica. Muitas roupas também têm a melhor aparência quando penduradas em cabides adequados , já que roupas dobráveis podem causar rugas e deformações excessivas.

Se o seu almoxarifado parece sempre cheio além da capacidade, investigue a possibilidade de instalar um sistema de prateleiras móveis . Os almoxarifados superlotados geralmente são desordenados e ineficientes porque simplesmente não há espaço para a equipe organizar efetivamente os produtos. Embora as estantes móveis sejam mais caras, elas podem aumentar drasticamente a capacidade, restaurando a ordem para seu almoxarifado e melhorando a eficiência das tarefas de almoxarifado.

 

2. Aproveite ao máximo o espaço vertical

Ficar sem espaço é a causa mais comum de um almoxarifado desordenado e ineficiente, por isso faz sentido maximizar as áreas de armazenamento tanto vertical quanto horizontalmente. As pequenas empresas geralmente perdem esse truque simples porque acreditam que há espaço adequado para seu estoque atual; no entanto, o crescimento inesperado e os ajustes de estoque impulsionados pelo mercado podem encher seu estoque muito antes do planejado.

 Idealmente, compre as unidades de prateleiras mais altas possíveis para o seu almoxarifado pela primeira vez. Com tantas outras coisas para gerenciar, as melhorias nos almoxarifados muitas vezes caem na lista de prioridades mais tarde, levando a soluções perdidas e até mesmo perigosas.

Mesmo que as estantes menores já estejam instaladas, ainda é possível fazer muito sentido substituí-las por estantes mais altas. Não espere até que seu almoxarifado esteja cheio além da capacidade, prepare seu almoxarifado agora para que ele não se torne um empecilho para o crescimento suado no futuro.

Lembrem-se, as empresas gastarão uma fortuna em prateleiras móveis para extrair o máximo de espaço das áreas de armazenamento, mas simplesmente garantir que suas unidades tenham a altura certa pode lhe dar ganhos percentuais semelhantes por uma fração do custo.

 

3. Desconto ou descarte itens antigos

O aumento da capacidade do almoxarifado não precisa depender de novas aquisições caras - a remoção de estoque antigo ou obsoleto também é uma maneira eficaz de maximizar seu espaço. É claro que é tentador manter o estoque antigo indefinidamente - você já pagou por isso -, mas poderia estar fazendo o seu negócio mais mal do que bem.

Fundamentalmente, o estoque que não vai vender é um investimento em dinheiro que está ocioso na prateleira, e vale a pena considerar se esse dinheiro (e essa prateleira) pode ser melhor aproveitado. O curso correto de ação dependerá da natureza do seu setor, do produto e da saúde geral do seu negócio, mas geralmente há motivos para abandonar itens impopulares e seguir em frente.

A maneira mais simples de se livrar das ações é descontá-las, mas há várias outras opções,  se ainda não forem suficientes. As melhores e mais criativas alternativas alavancam brindes ou doações de caridade para aumentar o engajamento e melhorar a percepção da marca.

Uma vez que o estoque antigo esteja fora do caminho, você terá mais espaço para os produtos que seus clientes realmente adoram, e será muito mais fácil manter as áreas de armazenamento organizadas e, portanto, produtivas.

O gerenciamento de estoque em excesso ou obsoleto é um assunto complexo, muito além do escopo deste artigo, portanto, investigue o conceito de inventário como um passivo  antes de tomar qualquer decisão.

 

4. Use etiquetas detalhadas

Os passos anteriores lhe darão mais espaço de armazenamento para trabalhar, mas, por mais espaço que você tenha, é ainda mais importante manter seu estoque organizado. A rotulagem é a base de qualquer almoxarifado bem administrado, ordenado e eficiente. Novamente, isso pode parecer óbvio, e é provável que você já tenha algum tipo de sistema de rotulagem, mas qualquer sistema se beneficiará de uma revisão ocasional.

Por exemplo, embora você possa ter seções rotuladas, ou mesmo compartimentos individuais de prateleiras, você rotulou cada nível de arquivamento ou usou setas para marcar claramente o local exato ao qual sua sinalização se refere? Há muitas maneiras de melhorar os rótulos dos almoxarifados .

Muitas vezes, os proprietários, gerentes e funcionários de longo prazo terão se familiarizado com um sistema que parece incompreensível para a nova equipe. Os formandos podem até ser intimidados pela confiança de navegadores experientes. Certifique-se de que sua equipe esteja tão à vontade fazendo sugestões quanto possível. Se o seu almoxarifado estiver apresentando um desempenho notavelmente ruim, vá mais longe e pergunte à sua equipe, ou até mesmo crie uma caixa de sugestões anônimas no almoxarifado, em que os incómodos estarão sempre em mente.

Há também uma enorme variedade de sinalização  disponível, por isso, se você ainda confiar em sinais manuscritos, dê uma olhada em algumas das outras opções, como etiquetas adesivas impressas . A equipe da Stockroom pode ter vergonha de criticar a caligrafia ruim, e com centenas de rótulos disponíveis por menos de 10 libras, vale a pena pagar um pouco mais por uma questão de clareza.

Além disso, considere se algumas opções exóticas de rotulagem podem melhorar a produtividade. Entre as nossas favoritas estão as fitas magnéticas , que podem ser cortadas no tamanho e coladas em qualquer superfície de metal, incluindo prateleiras, para fornecer flexibilidade em ambientes de estoque variáveis.

 

5. Adicionar uma Área de anotação

Muitas tarefas de almoxarifado serão realizadas com pressa, muitas vezes enquanto os clientes aguardam no chão de fábrica, e pode não haver tempo para comunicar observações ou problemas. Uma adição modesta, mas útil, a qualquer área de armazenamento é, portanto, um lugar onde a equipe pode fazer anotações com rapidez e facilidade.

A solução mais simples é posicionar um grande bloco de notas ou quadro branco próximo à entrada de seu almoxarifado e incentivar sua equipe a examiná-lo de vez em quando. Desta forma, problemas e preocupações que poderiam ter sido esquecidos podem ser anotados e imediatamente compartilhados com todos.

Combine isso com um quadro de avisos , exibindo anúncios de loja, horários, metas ou mensagens motivacionais, e você pode em breve criar um espaço social positivo que incentiva a unidade e o engajamento em seu negócio.

 

6. Instalar armários de funcionários

Ao longo das últimas duas décadas, muito mais ênfase foi dada à transparência nas empresas , demonstrada por aumentos marcantes em espaços de escritórios abertos e informações compartilhadas. Em geral, isso é visto como uma tendência positiva que inspira o livre intercâmbio criativo e uma maior coesão social, mas a ameaça à privacidade dos funcionários é uma preocupação crescente.

Crucialmente, está ficando cada vez mais claro que uma sensação de privacidade pode impulsionar o desempenho no trabalho . A dificuldade é, portanto, tentar combinar todos os aspectos positivos de um ambiente de trabalho aberto e transparente, onde os funcionários se sintam parte de uma empresa mais comunitária e inovadora, sem corroer a sensação de privacidade, o que pode prejudicar a produtividade, o pensamento criativo e a satisfação profissional.

Uma resolução completa desse conflito pode ser irrealista, mas vale a pena agir para dar aos funcionários uma sensação de privacidade sempre que possível. Os armários dos estocagem são uma forma incrivelmente simples de demonstrar uma consciência desse problema, oferecendo à sua equipe um espaço privado longe da agitação das áreas públicas.

É claro que os armários também oferecem uma maneira prática e segura de guardar objetos de valor e outros pertences pessoais durante o trabalho, reduzindo a probabilidade de itens perdidos ou roubados, portanto os benefícios são dois! Dê uma olhada em nossa enorme variedade de armários duráveis e atraentes  para ter uma idéia do que está disponível.

 

 

 

7. Controlar a temperatura

Um almoxarifado pode ser um lugar muito desagradável para trabalhar se não houver controles de temperatura, especialmente em edifícios mais antigos, onde as áreas de armazenamento estão localizadas em porões sem janelas ou nos fundos dos fundos. As regulamentações de saúde e segurança  impõem aos empregadores a obrigação legal de manter uma temperatura "razoável" no local de trabalho, incluindo uma temperatura mínima absoluta de 13 ° C. No entanto, pesquisas sugerem que mesmo pequenas mudanças podem ter efeitos negativos significativos  no desempenho humano, com temperaturas mais altas prejudicando a produtividade em  quase 10% então vale a pena tomar medidas adicionais para manter seu estoque confortável.

Além de aumentar a produtividade, uma temperatura controlada no estoque pode aumentar a longevidade de seus produtos armazenados. Isso se aplica a muito mais do que carne e produtos lácteos: alimentos não refrigerados, produtos químicos e até roupas serão todos beneficiados pelo controle de temperatura. O tempo de armazenamento da maioria dos alimentos é cortado pela metade a cada aumento de 10 ° C , enquanto temperaturas extremas ou flutuantes  causam danos e deterioração a muitas fibras têxteis .

O controle de temperatura não precisa necessariamente depender de um sistema de ar condicionado caro; comprar um ventilador ou apenas garantir que qualquer janela possa ser aberta facilmente pode ajudar a melhorar seu ambiente de estoque. Tente monitorar a temperatura para ver se seu almoxarifado está passando por condições extremas ou flutuantes que podem danificar mercadorias e irritar o pessoal.

 

8. Contagem de Ciclo Seu Inventário

Muitos varejistas menores verificam a exatidão dos registros de estoque com um inventário físico completo a cada ano, normalmente exigindo um encerramento completo das operações e, em alguns casos, funcionários temporários ou de horas extras para concluir a contagem dentro de um determinado período de tempo. No geral, é um exercício caro e demorado, e um senso de urgência geralmente significa que as discrepâncias nos registros permanecem sem solução ano após ano.

A contagem de ciclos  é uma alternativa poderosa com várias vantagens significativas. Em vez de contar todo o seu inventário uma vez por ano, o processo envolve a contagem regular de diferentes partes do seu inventário, diariamente ou semanalmente, para que cada item seja contado várias vezes por ano.

A adoção da contagem de ciclos elimina a necessidade de auditorias de estoque em grande escala, reduzindo significativamente os custos. As contagens frequentes também melhoram a precisão dos registros de inventário, frequentemente para níveis de 97% ou mais . Armados com informações precisas, a equipe pode determinar com rapidez e confiança a disponibilidade dos produtos, resultando em menos erros embaraçosos, reordenamento oportuno e uma experiência do cliente mais simplificada.

Um outro benefício é que a contagem de ciclos requer um almoxarifado bem organizado. As técnicas de contagem de ciclos mais eficazes utilizam uma variante da análise ABC , que divide seu estoque de acordo com seu valor - com base no custo, no volume de vendas, nas margens ou em alguma outra métrica. Uma vez que seu estoque é dividido desta maneira, os bens podem ser organizados de acordo com sua importância; por exemplo, itens com o maior volume de negócios podem ser colocados em um local de fácil acesso.

Mais uma vez, a contagem de ciclos é um tópico complexo e sua utilidade para o seu negócio dependerá de vários fatores. Para mais informações, por favor, dê uma olhada neste guia.

 

 

9. Embeleze seu estoque

Áreas de armazenamento são muitas vezes deixadas inacabadas e indesejáveis. Nossa última dica é fazer o que puder para reverter essa tendência e criar um espaço que eleva os espíritos. Estudos  mostram consistentemente que a felicidade aumenta a produtividade, às vezes até 12%, então qualquer coisa que ajude a trazer um sorriso na cara é um investimento valioso.

Uma mudança simples é adicionar um toque de cor. Um artigo da Universidade do Texas  revelou que o espaço cinza, bege e branco pode induzir sentimentos de tristeza e depressão, enquanto  outras cores  mostraram afetar o humor de forma mais positiva. Outra ótima opção é adicionar um pouco de plantlife ao seu almoxarifado -  um estudo recente demonstrou que algumas plantas poderiam aumentar a produtividade em incríveis 15%.

Estes são dois métodos de baixo custo e apoiados por pesquisas para enfeitar seu almoxarifado; mas, seja qual for a abordagem, o mais importante é mudar as percepções do almoxarifado de um bastidor sem inspiração para um espaço atraente e vital que é agradável para passar o tempo. Se você conseguir isso, seu almoxarifado deixará de ser um escoadouro. Motivação e comece a agregar valor real ao seu negócio.

 

0.0
Última Modificação: -/-
Artigos Relacionados: 5 dicas para ajudar sua empresa a terminar o ano forte 5 dicas de segurança para prateleiras de armazéns 10 dicas eficazes de gestão de farmácia 8 dicas rápidas para fechar mais vendas. ​Como conquistar e reter mais clientes para o seu comércio ​7 Dicas de Design que atrairão mais clientes para sua loja 10 dicas internas para ter sucesso no varejo. Aumente as vendas da sua panificação com essas 6 dicas ​Como criar interiores de loja de varejo que levam as pessoas a comprar seus produtos. ​6 Dicas de Expansão para Pequenas Empresas
estoque melhorar varejo

Sem comentários ainda...

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado, fique tranquilo.