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Como as cores influenciam a experiência do cliente na loja?

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01 Jun 2018

Quando um consumidor caminha por uma rua repleta de lojas, cada empresa do bloco está competindo pela atenção do consumidor. Visores vitrines atraentes e exibições de produtos na loja são exemplos de merchandising visual que podem fazer a diferença entre atrair um novo cliente e perder esse cliente para um concorrente. A cor é um componente-chave do merchandising visual que pode influenciar as escolhas do consumidor.

 

Atraindo Atenção

Um dos papéis mais importantes da cor no visual merchandising é atrair a atenção para um negócio ou produto. Cores vivas como vermelho e laranja tendem a se destacar e chamar a atenção, enquanto cores frias como azul e verde não. Se uma empresa está preocupada principalmente em atrair a atenção inicial dos clientes, o uso de cores brilhantes em displays de merchandising pode ajudá-la a alcançar seu objetivo. Por exemplo, uma loja de doces pode usar uma vitrine vermelha com amostras de produtos em torno do nível da cintura para atrair a atenção das crianças. Em áreas saturadas com certas cores, o uso de cores contrastantes pode chamar a atenção. Por exemplo, se muitas das lojas em uma parte de um shopping têm displays coloridos,

Impacto emocional

Além de sua capacidade de chamar a atenção, as cores podem afetar emocionalmente os clientes e retratar o significado das mercadorias que uma empresa oferece. Cores diferentes tendem a evocar sentimentos diferentes nas pessoas, o que pode afetar a forma como eles percebem os produtos. Por exemplo, verde e azul tendem a evocar sentimentos de calma, enquanto cores vivas como vermelho e amarelo podem evocar sentimentos de excitação. Se uma empresa deseja que o cliente associe seus produtos ao relaxamento, o uso de cores suaves, como azul ou verde, nos displays do produto pode ser mais eficaz do que o uso de cores brilhantes.

Associações de cores

Certas cores carregam fortes conexões com idéias e indústrias específicas, que as empresas podem usar para aprimorar seu visual merchandising. Por exemplo, o verde está fortemente associado à compatibilidade com o meio ambiente, portanto, uma empresa que esteja comercializando para o público que se preocupa com o meio ambiente pode se beneficiar do uso liberal do verde em suas exposições de produtos.

Cores de fundo

A cor do plano de fundo nas exibições do produto pode ter um efeito poderoso no visual merchandising. Se uma cor de fundo for muito forte, ela poderá colidir com as cores principais na tela ou com o produto em si. Cores discretas, como bege, branco e tons claros de cores frias podem ajudar a manter a atenção do consumidor focada na cor principal e nos produtos usados em uma tela.

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