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​Como conquistar e reter mais clientes para o seu comércio

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21 May 2018

Destacar-se dos seus concorrentes é agora uma tarefa difícil e até as melhores ideias de produtos ou serviços podem falhar se os seus concorrentes estiverem um passo à sua frente. Novas tecnologias, novas inovações de marketing, redes sociais, atendimento ao cliente, tudo está à sua disposição para garantir um serviço de qualidade, mas poucas empresas realmente conseguem fidelizar seus clientes. Compartilhamos hoje algumas dicas para conquistar, mas especialmente para fidelizar os clientes.

Compreender a importância

Primeiro, é importante que você entenda o desafio da fidelidade do cliente no sucesso do seu negócio.

Você sabia disso:

·         Um cliente insatisfeito fala para dez pessoas sobre isso enquanto um cliente satisfeito para três.

·         Retendo um cliente custa cinco a dez vezes mais barato do que adquirir um novo

·         5% de aumento na fidelidade do cliente podem aumentar os lucros em 25 a 55%

Ganhar um cliente é como um jogo de sedução. Você deve, por todos os meios apropriados, mostrar aos clientes potenciais por que você é o melhor e por que eles deveriam escolher você em vez de competir na rua! Mais fácil falar do que fazer? Sim, mas quando você se concentra na satisfação do cliente, fazê-los voltar para um segundo pedido (ou um centésimo) será automático. Você sabe quem é o melhor embaixador da sua marca? Um cliente satisfeito.

Simplifique a experiência do seu cliente

Hoje em dia, as possibilidades de marketing criativo são infinitas! Você já viu um anúncio e disse: por que não pensei nisso? A realidade é que, se você acordar com uma idéia genial, provavelmente alguém já pensou nisso também.

Existem muitas empresas que dependem de publicidade em redes sociais para tornar seus produtos conhecidos, mas poucas empresas percebem que um cliente satisfeito é quem atrairá clientes em potencial, quem dirá a seus amigos e assim por diante. O boca-a-boca é uma ferramenta poderosa, mas apenas se for positiva! Melhore a experiência do seu cliente, proporcionando um serviço estelar e preste atenção aos detalhes. É bem simples: após o primeiro pedido, é imperativo manter contato com o cliente e fazê-lo feliz, incentivando, assim, mais compras no futuro.

 

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Você certamente já foi vítima de um mau atendimento ao cliente. É desagradável e com todas as outras opções disponíveis para nós, é fácil ir para outro lugar. Fornecer atendimento impecável deve ser o foco principal de sua empresa, porque no final do dia, eles são a razão pela qual você ainda está no negócio!

·         Conheça as necessidades de seus clientes

·         Trate cada cliente com exclusividade; as pessoas falam umas com as outras: todo cliente deve ser tratado com justiça e respeito, não importa a situação.

·         Gerenciar reclamações com humildade não perde credibilidade

·         Diga-lhes obrigado: Não há limite para o uso desta palavra em um dia!

Destaque-se dos seus concorrentes

Embora muitas empresas estejam indo muito bem apesar de um mercado competitivo, é importante estar ciente do que seus concorrentes estão fazendo, mas, mais importante, fazer melhor. Pratique inteligência competitiva, que é visitar regularmente os locais da competição para não copiar, é claro, mas para inspirar e "ver" o que eles fazem. Se o seu mercado é semelhante, você verá, por exemplo, em suas redes sociais, o que funciona melhor e o que não funciona em termos de alcançar a população com postagens, comentários, compartilhamento de conteúdo, etc. Destacar-se de seus concorrentes, se apenas por um pequeno detalhe, pode ajudá-lo imensamente a reter seus clientes.

Seja onde seus clientes estão!

Estar presente “em todos os lugares” pode aumentar a visibilidade da empresa, mas é importante aperfeiçoar sua estratégia digital concentrando-se no que atingirá seu público-alvo. Qualidade antes da quantidade quando se trata de presença na web!  

Você sabia que mais da metade das pessoas  acessa sites usando seu smartphone? Seria lamentável se seus clientes não pudessem visitar seu site porque ele não está otimizado para celulares! Os temas do WebSelf são otimizados para exibição em dispositivos móveis, e é grátis! 

Além disso, é provável que as pessoas incentivem empresas que "devolvam" a sua comunidade. Seja patrocinando um atleta local, seja voluntário por uma boa causa, ou seja, apenas um parceiro em um evento que retribui a uma associação (ou outra), sempre há maneiras de se envolver em sua comunidade. Além de ganhar visibilidade, você fará isso por uma boa causa, o que certamente não prejudica sua imagem!

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